DONA MARIA

Dona Maria fez aniversário ontem! E fez questão de me contar sua idade. 71 anos!
Mas quem é Dona Maria? Dona Maria para mim é um must haveconcretizado, um achado  nesta fauna copacabanense, um exemplo de pessoa que está dentro da minha wish list de last forever. Aquela que não importa onde você trabalhe, more, esteja… Vou até ela faça chuva ou faça sol, sendo habitué de salões da moda ou não.
Dona Maria trabalha em um salão clássico de Copacabana em frente à minha casa. Lá ela faz de tudo, lava cabelo, cuida da logística, faz deliveryde velhinha, serve cafezinho e é depiladora, pasmém, há 50 anos!!! Sou sua cliente e fã de carteirinha já há alguns anos e tirando a excelência de seu trabalho Dona Maria me ensina muitas coisas a cada passadinha lá.
Profissionais de salão de beleza por default acabam se tornando um pouco de psicológos nossos, ainda mais quando nos conhecem há muito tempo. Estive lá hoje estressadíssima, cheia de pressa, problemas na cabeça, cheguei  a cogitar cancelar mas pensei que aquela hora seria a hora que eu iria relaxar diante de todo o caos que estava instaurado no meu dia/vida. Em 10 minutos já havia desabafado todas as minhas últimas horas e D. Maria com muita sabedoria começou a me distrair e tirar aquela nuvem preta e energia pesada que me rodeada.
O assunto? Seu aniversário!
Dona Maria começou a trabalhar ontem às 8 da manhã, às 18 foi para o butequinho de esquina para comemorar seu aniversário com os amigos daqui, tomou suas cervejinhas (ela adora!), jogou papo furado e às 22 horas pegou um taxi e foi para sua casa. Dona Maria mora lá na pqp sabe? Não satisfeita, Dona Maria que não mora com a família (e confesso que sempre fiquei um pouco sem graça de ir mais a fundo no assunto) chegou em casa e foi beber com seus vizinhos. Disse que ficou na farra até as 2 da manhã e ainda falou: “Minha filha, tem que namorar por aí! Olha pra mim! Até eu namorei ontem! Faz bem minha filha, acredite! A vida só se vive uma vez, precisamos saber aproveita-la da melhor forma!” E ainda me falou que todos tinham certeza que ela não conseguiria acordar cedo e estar no salão hoje às 8 da manhã. E lá estava ela, de pé e muito bem disposta para mais uma jornada!
Dona Maria é daquelas velhinhas espevitadas, cheia de saúde e muitíssimo sã. Não tem medo de trabalho, pelo contrário, muitas vezes reclama que sua agenda não está cheia! (essas mulheres não sabem o que estão perdendo, ou de fato não sabem que existe uma expert escondida em um dos milhares de salões do bairro!) Eu que egoistamente adoro, pq é só ligar e avisar: “Dona Maria, chego em 5 minutos!
Ela inclusive é X-9. Mas uma X-9 do bem! Ela sempre me avisa quando minha avó atravessa a rua sem ser no sinal para lavar a cabeça com ela (sim, minha avó se pudesse lavaria todos os dias seus cabelos com a Dona Maria – 1001 utilidades!). Fica preocupadíssima da minha avó, 6 anos mais velha que ela, se acidentar nesta travessia.
Outro dia estava andando no meio da rua e avisto Dona Maria e uma senhora bem mais senhora que ela, a passos pequenos, Dona Maria segurando a senhorinha com todo o cuidado do mundo. Dou um oi de longe e na visita seguinte questiono: “Dona Maria que que a senhora tava fazendo perambulando por Copacabana com uma velhinha a tiracolo?” “Ah minha filha, sabe como é né, essas velhinhas que frequentam o salão precisam de delivery, e eu cuido delas, as busco e as levo de volta em casa, afinal elas precisam ficar bonitas e o mais importante, em segurança!”
Na época do Natal, em uma das sessões zero tortura com ela conversávamos sobre os valores do Natal, quando ela me contou como seria o seu: “Vou tomar uma taça de vinho e comer um pedaço de pão, sou contra essa comilança toda, as pessoas acabam perdendo o real valor do Natal. E minha filha, vou te dizer, ficarei feliz da vida, rezarei antes de dormir e esse será meu Natal, feliz.
Vida longa à Dona Maria! Afinal com 71 anos e ainda na ativa todos os dias merece muito respeito. E o melhor de tudo, sempre muito de bem com a vida, sou sua cliente há muitos anos e NUNCA a vi reclamar ou com qualquer nuvenzinha ao redor de sua cabeça, enquanto eu…
A lição do dia depois de todos os acontecimentos?
Aproveitem seus velhinhos, temos muito o que aprender com eles.
Parece óbvio, mas não é.

 

Sobre Nicole

Comente aqui!